Linhas de Pesquisas

APOPTOSE

Métodos de identificação, mecanismos e fatores de elicitação. Modulação hormonal e controle por interações entre epitélio e estroma.

Orientadores

Dr. Hernandes F. Carvalho

Dr. Sebastião Roberto Taboga

Dr. Wagner Jose Favaro


BIOLOGIA CELULAR VEGETAL

Biologia celular e molecular da formação, maturação, envelhecimento, germinação de sementes e do desenvolvimento de plântulas. Estrutura do tegumento em diferentes tipos de sementes. Parede celular: estrutura, fisiologia e o envolvimento de hidrolases de carboidratos. Resistência a microrganismos e moléculas indutoras de respostas de defesa em fungos e plantas. Resposta celulares a estresses diversos. Ultraestrutura da interação vírus-célula vegetal.

Orientadores

Dra. Márcia Regina Braga


BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO

Aspectos estruturais, ultra-estruturais e citofisiológicos da espermatogênese e da ovogênese. Importância taxonômica e correlações filogenéticas. Alterações em condições experimentais. Variações em complexos DNA-proteína. Glândulas acessórias: estrutura e fisiologia, efeitos da modulação hormonal e do alcoolismo.

Orientadores

Dr. Hernandes F. Carvalho

Dra. Irani Quagio-Grassiotto

Dr. Luis Antonio Violin Dias Pereira

Dra. Maria Luiza S. Mello

Dra. Mary Anne Heidi Dolder

Dra. Rejane Maira Goés

Dr. Sebastião Roberto Taboga

Dra. Valéria Helena Alves Cagnon Quitete

Dra. Wilma De Grava Kempinas


CROMATINA, CROMOSSOMOS E NUCLÉOLO

Conteúdos e modificações de DNA; variação em complexos DNA-proteínas. Fenótipos nucleares como instrumento analítico de fisiologia e em diagnóstico. Ação de drogas, estresse e envelhecimento. Associações fisiológicas do nucléolo, alterações em seus componentes e sua relocação com o ciclo celular, transformação, tumorigênese e respostas a estresses. Morfometria nucleolar. Citogenética de insetos e de anuros. Correlações filogenéticas.

Orientadores

Dr. Benedicto de Campos Vidal

Dra. Elizabeth Bilsland

Dra. Luciana Bolsoni Lourenço

Dra. Maria Luiza S. Mello

Dr. Sebastião Roberto Taboga

Dra. Shirlei Maria Recco Pimentel


DIFERENCIAÇÃO CELULAR

Obtenção de linhagens celulares. Ação de drogas e de diversos substratos em diferentes tipos celulares. Diferenciação de células em cultura. Comportamento das células endometriais e embrionárias na interface materno-fetal. Junções celulares nos processos de adesão, reconhecimento e diferenciação celular.

Orientadores

Dr. Áureo Tatsumi Yamada

Dra. Carla Beatriz Collares Buzato

Dra. Cristina Pontes Vicente

Dr. Henrique Marques Barbosa de Souza

Dr. João Ernesto de Carvalho

Dra. Lucia Elvira Álvares

Dra. Maria Alice C. Höfling

Dr. Murilo Vieira Geraldo 

Dr. Sílvio Roberto Consonni

Dr. Wagner Jose Favaro


ENSINO

A Linha de Pesquisa em Ensino tem como foco preferencial o ensino da Anatomia, Biologia Celular, Embriologia e Histologia. Os estudos e pesquisas realizados nesta linha irão abranger os seguintes aspectos: avaliação da prática pedagógica e das estruturas curriculares; a formação inicial e continuada de professores e seus reflexos no aprendizado; evolução e produção de conhecimento nestas áreas, sob os pontos de vista histórico e social; desenvolvimento, uso e avaliação de metodologias de ensino, materiais didáticos e ferramentas tecnológicas, em ambientes presenciais ou à distância.

Orientadores

Dr. Eduardo Galembeck

Dr. Hernandes Faustino de Carvalho

Dr. Luis Antonio Violin Pereira


MATRIZ EXTRACELULAR

Estrutura e composição da Matriz Extracelular. Caracterização bioquímica, imunoquímica e imunocitoquímica de diferentes componentes. Efeitos de diferentes situações biomecânicas e do envelhecimento. Expressão gênica.

Orientadores

Dra. Aline Mara dos Santos

Dr. Benedicto de Campos Vidal

Dr. Edson Rosa Pimentel

Dr. Hernandes F. Carvalho

Dr. Paulo Pinto Joazeiro

Dra. Rejane Maira Goés

Dr. Sebastião Roberto Taboga

Dr. Sérgio Luis Felisbino


NEUROBIOLOGIA CELULAR

Biologia celular e molecular do neurônio. Processos regenerativos e degenerativos no sistema nervoso central e periférico. Desmielinização e remielinização no sistema nervoso central e periférico: ação de substâncias neurotóxicas.

Orientadores

Dr. Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira

Dra. Maria Júlia Marques


PLASTICIDADE CELULAR

Plasticidade muscular e da junção neuromuscular. Modificações da junção no desenvolvimento, envelhecimento e nas distrofias musculares. Plasticidade óssea. Resposta tecidual a implantes de biomateriais. Respostas celulares a citocinas, óxido nítrico e irradiação por laser de baixa energia.

Orientadores

Dra. Evanisi Teresa Palomari

Dra. Elaine Minatel

Dr. Humberto Santo Neto

Dr. José Angelo Camilli

Dra. Maria Alice da Cruz Höfling

Dra. Maria Júlia Marques

Dr. Oswaldo Luiz Alves

Dr. Sílvio Roberto Consonni

Dr. Wagner Jose Favaro


TOXICOLOGIA E TOXINOLOGIA CELULAR E TECIDUAL

Análises estruturais e ultraestruturais dos efeitos de substâncias e toxinas de origem animal ou vegetal sobre sistemas biológicos, com concentração na barreira hemato-encefálica, no tecido muscular, na junção neuromuscular, nos rins etc. Correlações com aspectos farmacológicos de venenos ofídicos, de aranhas, de escorpiões ou lagartas.

Orientadores

Dra. Maria Alice da Cruz Höfling

Dra. Sarah Arana

Dra. Wilma De Grava Kempinas