Pular para o conteúdo principal

Instrução Normativa 02: Credenciamento de professores junto ao Programa

Art. 1. Para o credenciamento de docentes e pesquisadores nas denominações de Permanente, Colaborador e Visitante, serão atendidas as exigências da Deliberação CONSU A-010/2015 e os seguintes requisitos:

I.  Ser portador do título de Doutor

II. Demonstrar produção científica regular e independente, através de pelo menos 5 publicações completas em média nos últimos 5 anos, sob a forma de artigos internacionais em periódicos de boa qualidade e que se enquadrem na categoria do Estrato Qualis A1, A2, B1 ou B2 da área de Ciências Biológicas II da Capes;

 

Art. 2. A CPPG-BFM poderá ser favorável ao credenciamento do solicitante, levando em conta:

  • os critérios mínimos estabelecidos no Artigo 1 e:
  • o interesse em reforçar uma sub-área específica de pesquisa do programa e:
  • a manutenção da proporção de no mínimo 60% de orientadores permanentes e máximo de 40% colaboradores.

 

Art. 3. O orientador será credenciado como Permanente se orientar no mínimo 2 alunos, ministrar pelo menos 1 disciplina a cada 2 anos e publicar pelo menos 1 artigo/ano com impacto igual ou acima da mediana estipulada pelo Comitê Ciências Biológicas II da Capes, com autor-discente do Programa BFM (aluno regular ou egresso de até 3 anos anteriores).

 

Art. 4. O orientador, após a aprovação pela CPG/IB, poderá contar com a colaboração de um coorientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em BFM.

§ 1º O coorientador deverá apresentar os critérios mínimos supracitados para os orientadores.

 

§ 2º O credenciamento de coorientadores deverá ser solicitado pelo orientador até a data do Exame de Qualificação do aluno a ser coorientado.

 

§ 3º A solicitação será analisada em primeira instância pela CPPG-BFM, em reunião presidida pelo(a) Coordenador(a) do Programa e aprovada quando pelo menos 2 dos membros da CPPG-BFM se manifestarem favoravelmente.

 

Art. 5. Critérios mínimos para o credenciamento nas categorias de Colaborador ou Visitante

  • Ser portador do título de doutor há pelo menos 1 (um) ano e;
  • Demonstrar produção científica através de pelo menos 3 publicações em média nos últimos 3 anos e que se enquadrem na categoria do Estrato Qualis (A1, A2, B1 ou B2) da área de Ciências Biológicas II da Capes

 

--
junho/2016