Coleção audiovisual

 

Sobre nós 

Coleção Audiovisual do Museu de Zoologia “Adão José Cardoso” da UNICAMP, que é integrada pela Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV) e pelas coleções de vídeos e fotos, tem como pilar central manter o acervo de registros audiovisuais de animais da fauna brasileira e mundial. 

Somos uma coleção audiovisual interativa e sempre interessada em fazer uma ponte entre o conhecimento produzido na universidade e a sociedade. Com este intuito, já participamos de exposições permanentes e itinerantes; trabalhamos em conjunto com museus de arte, músicos, artistas, produtoras de cinema e televisão, para disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade animal. Focamos em uma abordagem arrojada de trabalho na qual nos comunicamos diretamente com a sociedade, especialmente nas atividades de extensão universitária, visando produzir reflexões sobre conservação e biodiversidade e estimulara observação da natureza. 

FNJV, fundada em 1978, é uma das cinco maiores Fonotecas do mundo e a maior da América Latina. Conta com arquivos sons de todos os grupos de vertebrados e alguns grupos de invertebrados (como insetos e aracnídeos). A coleção possui mais de 37 mil gravações catalogadas, e ainda outras milhares (cerca de 20 mil) que estão em processo de digitalização e tombamento. A maior parte da coleção é proveniente do Brasil, mas também contém exemplares da América do Norte, Europa, África e Oceania. 

Coleção de Vídeos, iniciada no final de 2016, conta com mais de 500 registros de diversos tipos de comportamentos de animais aquáticos e terrestres, tanto invertebrados quanto vertebrados. 

Coleção de Imagens, em fase de implantação, contará com fotos de animais coletados e depositados em museus, com o intuito de divulgação científica e facilitar processos associados à curadoria das coleções físicas de espécimes.

 


Compartilhamento de dados

Os dados dos arquivos audiovisuais têm livre acesso na internet e podem ser consultados em nosso site (nas abas Coleção de Sons e Coleção de Vídeos), ou na base de dados do SpeciesLink. Uma amostra dos sons e vídeos depositados também pode estar disponível para consulta. Para ter o acesso e permissão de download dos arquivos originais é necessário preencher uma solicitação à curadoria da Coleção Audiovisual (veja os procedimentos para solicitar arquivos na aba Serviços).

 


Como contribuir com a coleção?

Se você está interessado em saber mais sobre a nossa coleção, se possui poucas gravações sobre uma única espécie, ou se possui milhares de gravações sobre diversos grupos de animais, por favor, entre em contato conosco! Temos interesse no entendimento e compartilhamento de diversos temas relacionados à bioacústica e à comunicação animal, portanto, todo tipo de contribuição com arquivos audiovisuais é muito bem-vinda. 

Maiores informações sobre os termos de depósito das gravações e sobre como solicitar arquivos poderão ser obtidas na aba Serviços, em nosso site

Seja um parceiro da Coleção Audiovisual e ajude-nos a disseminar o conhecimento sobre a bioacústica e comunicação animal!


Histórico da Coleção Audiovisual

Curadoria

Contato

Solicitações e depósitos de arquivos audiovisuais

Normas para solicitação e depósito de arquivos audiovisuais

  

Voltar