Informática - Notícias

FileSender: Para enviar arquivos GRANDES

As solicitações de como enviar arquivos grandes são frequentes no IB. O serviço de e-mail limita o tamanho da mensagem em, no máximo, 25MB. Este número é pequeno se considerarmos a natureza dos dados científicos manipulados aqui.

O serviço FileSender é utilizado para enviar arquivos grandes, até 20.000MB (20GB), de maneira simples. O destinatário recebe um e-mail, com um hiperlink, que o redireciona para download do arquivo. O acesso é feito por meio da autenticação SISE, está liberado para todos os Alunos, Docentes e Funcionários, através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Lembrando que o objetivo do FileSender é enviar arquivo e não sua preservação. O arquivo enviado ficará disponível para download por até 20 dias, conforme ajuste do usuário, depois será apagado.

Na página da Informática há um tutorial de como utilizar o serviço, AQUI.

quinta-feira, Agosto 25, 2016

Status Services IT: Está tudo funcionando?

Para responder a questão “Está tudo funcionando?” a Informática disponibilizou, em Agosto/2016, uma página com a situação dos principais serviços de TI:

Status IB

A cor VERDE indica que o serviço está funcionando corretamente. E, a cor VERMELHA indica que algo está errado com o serviço. A checagem é automática e ocorre a cada 5 minutos.

Através da página é possível buscar informações detalhadas sobre determinado serviço de TI disponibilizado pela Universidade.

O objetivo desta página é apresentar, de forma on-line, a situação dos serviços aos usuários interessados. A área de atendimento da Informática recebe ligações frequentes de usuários pedindo informações sobre a situação dos serviços oferecidos.

Caso você tenha alguma sugestão, favor entrar em contato: Dúvidas/Sugestões. Gostaríamos de saber a sua opinião!

O LINK para acessar a página é: http://status.ib.unicamp.br.

terça-feira, Agosto 2, 2016

Cabeamento Estruturado: Novo prédio da Secretaria de Graduação

Mais um projeto de Cabeamento Estruturado foi executado este ano no IB: novo prédio da Secretaria de Graduação. São 30 pontos de rede para atender computadores, rede wireless, telefonia e vigilância patrimonial.

Parte do material e equipamentos foram reaproveitados, afim de tornar o projeto viável. O Rack, por exemplo, foi aproveitado de outra rede.

O prédio está conectado ao Backbone do IB através de Fibra Óptica de alta velocidade. Também está conectado a Central de Telefonia. Serviço entregue em Julho/2016.

sexta-feira, Julho 15, 2016

Primeiro site com suporte a Inglês e Espanhol

Foi criado o primeiro site do IB com suporte a Inglês e Espanhol, o site do programa de pós graduação em Biologia Celular e Estrutural.

O programa coordenado pela profa. Valéria Helena Alves Cagnon Quitete forneceu os textos nos dois idiomas estrangeiros e o site foi adaptado para suportá-los.

terça-feira, Junho 28, 2016

Ampliação do Sistema de Telefonia do IB

A ampliação do Sistema de Telefonia teve como objetivo atender os novos prédios da Rua Carl Von Linaeus. Inicialmente, os prédios dos Laboratórios Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) e Estudos da Dor receberam cabeamento com capacidade de até 30 e 20 ramais, respectivamente. Até 100 novas linhas/ramais poderão ser utilizas pelo instituto.

O projeto, concluído em Junho/2016, foi planejado em parceria entre a equipe do Centro de Computação (www.ccuec.unicamp.br) e a da Informática/IB. Parte do serviço foi executada com mão de obra interna, resultando em economia de 50% do valor total do projeto.

sexta-feira, Junho 10, 2016

Aquisição de equipamentos para armazenamento de dados

Foi realizada a aquisição do novo equipamento para armazenamento de dados, em maio/2016, que será utilizado para gravar cópias de segurança/Backup dos dados do IB e auxiliar na Virtualização de Servidores.

As Informações estão com maior nível de proteção devido a instalação do novo equipamento:

Dados do site da instituição, dos departamentos, dos laboratórios e dos docentes e da Intranet foram beneficiados.

 

terça-feira, Maio 31, 2016

Instalação de câmeras de vigilância nas áreas externas do IB

Dando prosseguimento ao projeto de vigilância do IB, em Abril/2016 foram instaladas mais 6 câmeras de alta resolução nas área externas do IB, tais como o corredor de acesso aos departamentos de pesquisa, área de inflamáveis, Datacenter, entrada de acesso ao almoxarifado e área de convivência.

Essas instalações foram possíveis devido ao projeto de cabeamento estruturado de ampliação dos pontos de rede, nas áreas externas citadas acima.

As imagens geradas por essas câmeras são de muita importância para a segurança do IB, uma vez que são de áreas onde existe um grande fluxo de pessoas.

A ativação das câmeras foi realizada pelas equipes de Informática e Engenharia e Manutenção (DEMIB) do Instituto de Biologia.

quarta-feira, Abril 27, 2016

Serviço de Cabeamento Estruturado: prédio Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades

Em Março/2016 foi finalizado o serviço de cabeamento estruturado do prédio Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC). O projeto contemplou a instalação de 214 pontos de rede, distribuídos nos três andares do prédio, que irão atender: Desktop, Controle de Acesso, Sistema de Vigilância, Telefonia, Pontos de Wi-Fi e equipamentos de pesquisa conectados a Internet.

No prédio, com 1200 metros quadrados de construção, foram instalados três racks de Internet, um por pavimento, conectados ao BackBone do IB via link de Fibra Óptica com velocidade de 10Gbps, cada.

Serviço de Cabeamento Estruturado Prédio Lab. Diabetes

O projeto de rede foi desenvolvido e acompanhado pela Informática/IB e financiado através da parceria FCM (Faculdade de Ciências Médias) e IB (Instituto de Biologia) da Unicamp.

segunda-feira, Março 28, 2016

Serviço de Cabeamento Estruturado: Câmeras de Vigilância na área externa do IB

 

Em Fevereiro/2016, o serviço de cabeamento estruturado contratado para instalação de novas câmeras de vigilância externa foi executado, com recursos de reserva técnica. A instalação faz parte da segunda fase do "Projeto de Vigilância IP", iniciado em meados de 2014 e com total de 58 câmeras de segurança de Alta Resolução (HD) em todo Instituto de Biologia.

Fotos da contratada executando instalação do cabeamento estruturado:

 

A previsão é que até o final do semestre seja concluída a instalação de 12 câmeras de Alta Resolução, sendo que metade são na área externa do instituto, encerrando a segunda fase do "Projeto de Vigilância IP".

Essas câmeras utilizam tecnologia de última geração, proporcionando ótima qualidade de imagem e rapidez no processo de monitoração e recuperação dos vídeos arquivados.

A Informática está responsável pela configuração lógica e a Diretoria de Engenharia e Manutenção (DEMIB) está executando a fixação das câmeras.

O objetivo principal do projeto é aumentar a segurança no campus.

sexta-feira, Fevereiro 12, 2016

Instalação de 29 No-breaks nos Racks de Internet dos Departamentos

 

No mês de Janeiro/2016 a rede de informática do IB recebeu um reforço especial: Vinte e nove (29) no-breaks foram instalados nos racks de informática dos departamentos, com recurso da RTI-FAPESP de 2014.

No-breaks são equipamentos que garantem, por alguns minutos, que os equipamentos ligados a ele continuem em funcionamento após queda de energia elétrica. Além de prover proteção elétrica adicional, tais como estabilização de tensão e filtro no caso de picos de energia.

A ação visa evitar a queima de equipamentos relacionados a informática: antenas Wi-Fi, Câmeras de Vigilância, switches, dentre outros.

Rack de Informática do Prédio da Botânica:

Todos os racks de informática estão energizados em tomadas ligadas ao gerador. Porém, em caso de queda de energia elétrica, alguns minutos são necessários para que a energia seja chaveada para o gerador. Assim, os no-breaks também garantem esses minutos necessários para que o gerador entre em funcionamento. Mantendo a rede de dados e a conectividade com a internet sempre ativa, mesmo no caso de queda de energia elétrica.

OBS: Com ajuda da Diretoria de Engenharia e Manutenção (DEMIB) as tomadas de energia dos racks foram padronizadas.

quarta-feira, Janeiro 27, 2016