Exame de Seleção de 2013 para ingresso em 2014

 

 

 


PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 01/09/2013 a 04/10/2013 (As inscrições on-line módulo SIGA).

Data do Exame: 06/11/2013

Horário de Início: 9:00

Redação: 9:00 às 11:00

Prova de proficiência em língua inglesa: 11:00 às 12:00

Questões específicas: 14:00 às 17:00

Local: Sala de Defesa do Instituto de Biologia


RESULTADO FINAL

* Recomenda-se chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência. Os candidatos que chegarem atrasados não poderão realizar o exame!

 I. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1. Ficha de inscrição no módulo SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) completa, impressa e assinada. Na ficha deverá ser indicado um orientador oficialmente credenciado no Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular/Instituto de Biologia/UNICAMP (PPG-GBM) e que se responsabilize pelo desenvolvimento do projeto. O orientador deverá enviar e-mail para genetica@unicamp.br declarando aceitar orientar o candidato, do qual deverá constar o nome completo no email enviado. Só será permitida a troca de orientação em casos excepcionais, após a avaliação pela Comissão do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (CPPG-GBM). Note-se que a Ficha de Inscrição só estará completa com o preenchimento de todos os campos obrigatórios, o que inclui anexar uma foto 3x4.

2. Curriculum Vitae Lattes/CNPq atualizado e planilha de produção, acompanhados de cópia de todos os comprovantes de titulação e produção científica.

3. Cópia do Histórico escolar da Graduação para candidatos ao Mestrado ou Doutorado Direto, e da Graduação e do Mestrado, para candidatos ao Doutorado;

4. 01 foto 3x4 recente;

5. Cópia do RG;

6. Cópia do CPF;

7. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

8. Cópia do Diploma ou certificado de conclusão de curso superior, ou uma declaração da Universidade de previsão de conclusão.

9. Cópia de comprovante de proficiência em inglês para aqueles que queiram ser dispensados. Neste caso é exigido também que cópia do documento seja enviada para genética@unicamp.br.

 

 

NOTAS IMPORTANTES:

 

1. As candidaturas ao DOUTORADO DIRETO serão analisadas previamente pela CPPG-GBM, com base na avaliação do Curriculum Vitae e histórico escolar do candidato, e poderão ser transformadas em candidaturas ao MESTRADO, conforme o resultado da avaliação da CPPG-GBM. Por esta razão, os candidatos ao Doutorado Direto que tiverem interesse na eventual candidatura ao Mestrado deverão submeter duas fichas de inscrição, uma para o Doutorado e outra para o Mestrado, e enviar um e-mail para genetica@unicamp.br informando a opção.

2 Não há necessidade de autenticação das cópias para a inscrição no processo seletivo. Caso seja aprovado, o aluno deverá entregar no ato da matrícula as cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais de todos os documentos.

 

II. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

 

Para uma descrição das etapas do Processo Seletivo ao PPG-GBM/IB/UNICAMP, clique aqui.

 

III. PROCESSO SELETIVO SEM PROVA DE CONHECIMENTOS

 

Este processo seletivo também exige que os candidatos façam a inscrição no sistema SIGA.

 

  

1- Com Mestrado e  artigo: Poderão solicitar avaliação para ingresso no Curso de Doutorado do PPG-GBM/IB/UNICAMP a partir da análise do Curriculum Vitae e de artigos científicos, sem realização da prova de conhecimentos, os candidatos que:

 

- tenham obtido o título de Mestre no PPG-GBM/IB/UNICAMP ou em outro Programa avaliado com conceito 5 ou superior pela CAPES;

E

- possuam artigo publicado ou submetido à publicação em periódico considerado como, no mínimo, Qualis B2, na área de avaliação Ciências Biológicas I da CAPES.

 

Nesse caso, o candidato deverá apresentar até 04 de outubro  todos os documentos citados acima, além dos seguintes:

 

1. Justificativa circunstanciada do orientador responsável;
2. Cópia do artigo publicado ou do manuscrito submetido à publicação (com comprovante da submissão).

3. Encaminhar um e-mail para genetica@unicamp.br avisando que sua inscrição será sem realização da prova.

 

 

2- - Com bolsa aprovada: Poderão ainda solicitar avaliação para ingresso nos Cursos de Mestrado ou Doutorado candidatos que tenham obtido bolsa de estudo de agências de fomento ou empresas, com vigência de 24 meses (mestrado) ou 36 a 48 meses (doutorado), até o dia 20 de fevereiro de 2014. Neste caso, o orientador deve enviar um ofício para a secretaria do PPG-GBM, informando a concessão da bolsa. A aprovação da solicitação está condicionada a um parecer positivo da CPPG-GBM.

 

IMPORTANTE:

1. Os alunos ingressantes pela modalidade de seleção "com Mestrado e artigo" só poderão concorrer às bolsas institucionais do Programa se tiverem defendido Mestrado pelo próprio Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do IB/UNICAMP, conforme normas.

           2. Os candidatos que optarem pelo processo seletivo sem prova de conhecimento poderão também realizar o exame de             ingresso. No caso de reprovação no exame de ingresso sua matrícula ficará condicionada a aprovação pela CPPG-GBM e           orientador. 

 

 

Convém destacar que as bolsas  serão distribuídas NÃO SOMENTE de acordo com a nota obtida no exame. Nos casos em que o orientador apresente alguma pendência junto ao PPG-GBM (como não entrega de relatório Capes, reduzida contribuição para a pós-graduação em termos de formação de alunos, produtividade científica, etc), o aluno não poderá concorrer às bolsas disponíveis no Programa.

 

 

 


 

 

 

► As inscrições deverão ser enviadas pelos Correios ou entregues no seguinte endereço:

Será considerada a data de postagem do correio

Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Biologia
Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular
Av. Bertrand Russel, s/n
Cidade Univeristária “Zeferino Vaz”
Barão Geraldo, Campinas-SP
Caixa Postal 6109, CEP 13083-970

Horário de Atendimento
8:30–12:00 e das 13h:30 –16:00

Telefone: (19) 3521-6384
Fax: (19) 3521-6374
Email: genetica@unicamp.br