Skip to main content

Oportunidade Doutorado Programa BRAVE - Brazilian Agave Development

O Programa BRAVE - Brazilian Agave Development - está com uma vaga de doutorado para atuar com Desenvolvimento de construções gênicas e transformação genéticas de espécie de Agave

Pré-requisitos: Experiência em Biologia Molecular e Conhecimento de Inglês. Experiência com CRISPR/Cas será um diferencial.

Os interessados devem encaminhar CV, carta de motivação e histórico escolar, em um documento PDF único, para vagas@lge.ibi.unicamp.br (assunto: Aplicação Doc-TG BRAVE)

O candidato só será selecionado após aprovação no Processo Seletivo do Programa de Genética e Biologia Molecular do IB ou do Programa BioEnergia da Unicamp.

DOUTORADO BRAVE

#ProgramaBRAVE A Agave é um gênero de plantas onde se encontram a A. sisalana e a A. tequilana, fontes de fibra e tequila, respectivamente. Trata-se de espécies com o metabolismo CAM e com uma enorme produtividade de biomassa em áreas de semiárido, que são extremamente desafiadoras e, até aqui, origem de muitos dos problemas enfrentados pelas populações humanas. No Brasil, sabemos que o Sertão, uma área que corresponde a mais de 10% do território brasileiro, tem sido frequentemente palco das tragédias provocadas pelas secas prolongadas, com enorme impacto nas populações sertanejas, gente extremamente inteligente, forte e resiliente, com enorme criatividade e cuja produção cultural é um amálgama para essa enorme diversidade que temos no país. 

Mas agora essa parte trágica vai mudar e esse é o grande objetivo do #ProgramaBRAVE, uma parceria entre a Academia (Universidade Estadual de Campinas, UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade de São Paulo, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), o SENAI CIMATEC (que agora lança o #CIMATECSERTÃO) e a Shell (parceira com atuação que vai muito além apenas dos recursos). A Meta é converter o Agave em uma Cana do Sertão, capaz de altas produtividades em zonas de semiárido e sendo a fonte de biomassa para biorefinarias capazes de produzir biomateriais - como fibra, biochar, pellet, esteroides, adubo, ração animal e diversos outros compostos - e bioenergia, com captura líquida de carbono, restauração da caatinga e muitos, muitos empregos. 

Na Bahia, temos o Território do Sisal, que concentra a maior produção mundial da fibra, embora em volume muito inferior ao que era há algumas poucas décadas. Curiosamente, onde vemos as plantas do sisal, vemos muitas outras plantas daninhas, que se aproveitam do fato do sisal umedecer e aumentar a fertilidade da terra. Além disso, a cultura enfrenta desafios de doenças, como a podridão vermelha, e insetos, que se mostraram devastadores em outros países. Assim, uma das tecnologias fundamentais a serem desenvolvidas é a Engenharia Genética dessas plantas, o que vai preparar a cultura para os desafios do futuro. 

Para saber mais sobre o programa, acompanhe a #ProgramaBRAVE e veja as publicações: https://lnkd.in/dVSZrxAw e https://lnkd.in/dUzKRX45