Pesquisadores de Pós-Doutorado

Nome: Dr. Alessandro Alves-Pereira
Tem experiência na área de Genética Vegetal com ênfase na aplicabilidade de marcadores moleculares e genômicos no estudo de populações de espécies domesticadas amazônicas. As linhas de pesquisa de interesse incluem: Genética de Populações, Genômica Populacional, Biometria de marcadores genéticos, Bioinformática, insetos e microrganismos de importância agronômica, Domesticação e Evolução de Cultivos Amazônicos.
Projeto: "Recursos genômicos de mandioca (Manihot esculenta) visando o estudo da evolução de variedades cultivadas e a busca de genes importantes para o melhoramento"
Supervisor: Profa. Dra. Anete Pereira de Souza
   
Nome: Dr. Alexandre Augusto Borghi
Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Controle de Poluentes Agroambientais.
Projeto: "Dinâmica de absorção e redistribuição de P e K em espécies de eucalipto"
Supervisor: Prof. Dr. Paulo Mazzafera
   
Nome: Dra. Bárbara Simões Santos Leal
Tem experiência na área de Botânica e Evolução, com ênfase em Biossistemática, Filogeografia e Genética e Genômica de Populações. Em especial, se interessa em investigar os processos evolutivos responsáveis pela enorme biodiversidade nos Neotrópicos, utilizando plantas como modelo e diversas ferramentas, como marcadores moleculares, modelagem de distribuição de espécies, morfometria e experimentos de biologia reprodutiva.
Projeto: "Especiação ecológica em zonas híbridas neotropicais: seleção divergente, expressão diferencial e história demográficade Epidendrum fulgens e E. puniceoluteum (Orchidaceae)"
Supervisor: Prof. Dr. Fábio Pinheiro
 
   
Nome: Dr. Bernardo Monteiro Flores
Seus estudos envolvem a dinâmica e resiliência de sistemas ecológicos, com ênfase em ecossistemas terrestres. Atualmente, faz pós-doutorado no Departamento de Biologia Vegetal da UNICAMP, com o objetivo de entender como mudanças globais podem alterar o funcionamento e a resiliência da vegetação da America do Sul tropical.
Projeto: "Exploring the risk of savanna expansion in tropical South America under climate change"
Supervisor: Prof. Dr. Rafael Silva Oliveira
   
Nome: Dr. Cleber Juliano Neves Chaves
Estudou ecofisiologia de bromélias, metabolismo CAM, termotolerância fotossintética, ecologia de comunidades epifíticas, ecologia funcional, interações entre espécies, genética de populações e espécies oportunistas.
Projeto: "Efeito do gradiente térmico da altitude na variação fenotípica e adaptação local de Pitcairnia flammea Lindl."
Supervisor: Profa. Dra. Clarisse Palma da Silva
   
Nome: Dra. Débora Cristina Rother
Sua experiência em pesquisa, ensino e extensão é na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em conservação de áreas naturais e restauração de áreas degradadas atuando principalmente nos temas: interações mutualísticas animal-planta, grupos funcionais e gargalos demográficos da regeneração natural. Atualmente, tem voltado sua atenção à estudos que avaliem a funcionalidade entre áreas restauradas e florestas secundárias no contexto da paisagem e busca entender como áreas em restauração recuperam a biomassa em paisagens degradadas.
Projeto: "Recuperação de biomassa em florestas em restauração na Mata Atlântica"
Supervisor: Prof. Dr. Laszlo Karoly Nagy
   
Nome: Dr. Evandro Alves Vieira
Atualmente realiza Pós Doutorado no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas com pesquisa na área de Fisiologia e Metabolismo Vegetal, atuando principalmente na linha de déficit hídrico com ênfase em tolerância à dessecação, relações hídricas, trocas gasosas, carboidratos e antioxidantes.
Projeto: "Absorção foliar de água e estresse oxidativo em espécies de Velloziaceae com estratégias contrastantes de tolerância à seca"
Supervisor: Prof. Dr. Rafael Silva Oliveira
   
Nome: Dra. Fernanda Ancelmo de Oliveira
Atualmente, dedica-se a estudos genético-genômicos em espécies de gramíneas forrageiras em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos-SP, atuando nos seguintes temas: apomixia, poliploidia, desenvolvimento de marcadores moleculares SSR e SNP; transcriptoma (RNA-seq); Genotipagem por sequenciamento (RAD-seq), como recursos para o melhoramento genético das espécies.
Projeto: "Relações filogenéticas e identificação de marcadores para apomixia e espécie-específicos do grupo Plicatula em genomas poliplóides de Paspalum"
Supervisor: Profa. Dra. Anete Pereira de Souza
   
Nome: Dr. Franklin Magnum de Oliveira Silva
Nos últimos anos, tem atuado principalmente em pesquisas voltadas a variação genética natural com ênfase na identificação de fatores genéticos envolvidos no controle da respiração, fotossíntese e absorção/remobilização do P. Como parte da pesquisa, tem explorado o metabolismo central do carbono e do nitrogênio e suas interações com as principais enzimas envolvidas na glicólise, ciclo dos ácidos tricarboxílicos e do metabolismo do amido.
Projeto: "Eficiência de uso de fósforo em Eucalyptuse os mecanismos fisiológicos e genéticos envolvidos"
Supervisor: Prof. Dr. Paulo Mazzafera
   
Nome: Dra. Neidiquele Maria Silveira
Possui experiência na área de Fisiologia do Estresse Abiótico focando nas respostas ao metabolismo fotossintético, antioxidante e sinalização mediada pelo radical óxido nítrico.
Projeto: "Estimulando o crescimento e a produtividade da soja e milho com S-nitrosoglutationa"
Supervisor: Prof. Dr. Rafael Vasconcelos Ribeiro
   
Nome: Dra. Thaise Emilio Lopes de Sousa
Na pesquisa, combina levantamentos florísticos e ambientais com estudos de morfologia e funcionamento de plantas para entender as bases ecológicas da distribuição geográfica e efeito das plantas para o funcionamento dos ecossistemas tropicais. Orienta alunos interessados em ecologia de populações e comunidades, padrões de distribuição de especies e vegetações, dinâmica de florestas, ecologia e evolução de atributos funcionais, hidráulica de plantas, biologia e conservação de palmeiras.
Projeto: "Características hidráulicas de palmeiras podem explicar sua distribuição e vulnerabiliade em diferentes biomas brasileiros?"
Supervisor: Prof. Dr. Rafael Silva Oliveira
   
Nome: Dra. Verônica Aydos Thode
Tem interesse nas áreas de Sistemática Vegetal, Botânica, Taxônomia, Filogenia Molecular, Filogenômica, Evolução e Biogeografia.
Projeto: "Filogenômica, Biogeografia e Diversificação de Anemopaegma Mart. ex Meisn. (Bignoniaceae)"
Supervisor: Profa. Dra.Maria Fernanda Aguiar Calió